SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Da teoria dos campos conceituais à didática profissional para a formação de professores: contribuição da psicologia e da sociologia para a análise de práticas pedagógicasPolíticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

PAULY, Evaldo Luis  e  ORTH, Miguel Alfredo. Direito à universalização da educação básica. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.01, pp.17-30. ISSN 2177-6210.

A tese política de universalização da educação básica é analisada a partir de um panfleto político de Kant e da hermenêutica jurídica proposta por Bobbio para a doutrina dos Direitos Humanos. Desse modo, apresenta-se a tese político-pedagógica iluminista de cidadania como a condição do indivíduo ter direitos. O artigo considera, brevemente, as críticas tanto ao individualismo da concepção moderna de cidadania quanto ao papel do Estado na Educação Básica. Com essa base teórica, analisa-se a universalização da educação básica proposta na legislação educacional brasileira. O confronto entre a teoria e a legislação permite concluir com a proposta de uma definição política, teórica e prática de universalização, estabelecendo critérios a partir dos quais se examina a universalização da Educação Básica no Município de Canoas/RS, evidenciando a distância entre aquela tese política e o desempenho dos sistemas de ensino.

Palavras-chave : Universalização; Escolarização; Educação Básica; Bobbio; Canoas/RS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )