SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Direito à universalização da educação básicaMulher e educação na República Velha: transitando entre o discurso histórico e o literário índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

YANNOULAS, Silvia  y  SOARES, Kelma. Políticas transversais (gênero, raça/etnia e deficiência) e educação/qualificação para o trabalho. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.01, pp.31-42. ISSN 2177-6210.

O artigo explora potencialidades e limites da proposta de transversalização de políticas públicas (gênero, raça/etnia e deficiência), à luz da experiência brasileira recente quanto à formulação e à implementação de políticas públicas de educação/qualificação para o trabalho. Se educação e trabalho são dois tópicos importantes nas propostas dos organismos governamentais específicos que tratam das questões transversais (CORDE, SPM e SEPPIR), a relação entre esses grandes tópicos, isto é, a educação/qualificação para o trabalho, não consta entre as principais preocupações contempladas nos planos e relatórios desses organismos governamentais. Em grande medida, essa ausência relativa pode ser explicada pelos entraves na transversalização das problemáticas ao interior das políticas sociais específicas (ou setoriais, como são as políticas de educação e de trabalho).

Palabras clave : Deficiência; Educação Profissional; Gênero; Políticas Públicas; Qualificação Profissional; Raça/Etnia; Transversalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )