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Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
MAGALHAES, Carlos Henrique Ferreira y SILVA JUNIOR, João dos Reis. Limites e possibilidades de apropriação da pedagogia histórico-crítica na prática escolar. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.01, pp.51-62. ISSN 2177-6210.
O objetivo desse artigo é refletir sobre os limites e as possibilidades de realizar uma prática escolar com base na pedagogia histórico-crítica sob a égide do capital. Embora alguns obstáculos para a objetivação da pedagogia histórico-crítica já tenham sido destacados pelo seu precursor (Saviani, 1994, 2003), cremos que uma análise ontológica das possibilidades de apropriação da pedagogia histórico-crítica faz-se necessária para identificarmos no ser social, professor, a sua capacidade de pensar contra o seu pensamento e com isso elaborar uma teleologia educacional condizente com uma prática educativa emancipatória. Isso significa objetivar uma prática escolar que tenha como teleologia uma educação contra o capital.
Palabras clave : Pedagogia Histórico- Crítica; Prática Escolar; Ontologia do Ser Social.