SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Mulher e educação na República Velha: transitando entre o discurso histórico e o literárioRompendo fronteiras: a escola aberta às parcerias e à territorialização educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MAGALHAES, Carlos Henrique Ferreira  e  SILVA JUNIOR, João dos Reis. Limites e possibilidades de apropriação da pedagogia histórico-crítica na prática escolar. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.01, pp.51-62. ISSN 2177-6210.

O objetivo desse artigo é refletir sobre os limites e as possibilidades de realizar uma prática escolar com base na pedagogia histórico-crítica sob a égide do capital. Embora alguns obstáculos para a objetivação da pedagogia histórico-crítica já tenham sido destacados pelo seu precursor (Saviani, 1994, 2003), cremos que uma análise ontológica das possibilidades de apropriação da pedagogia histórico-crítica faz-se necessária para identificarmos no ser social, professor, a sua capacidade de pensar contra o seu pensamento e com isso elaborar uma teleologia educacional condizente com uma prática educativa emancipatória. Isso significa objetivar uma prática escolar que tenha como teleologia uma educação contra o capital.

Palavras-chave : Pedagogia Histórico- Crítica; Prática Escolar; Ontologia do Ser Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )