Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UNISINOS
versão On-line ISSN 2177-6210
Resumo
MAGALHAES, Carlos Henrique Ferreira e SILVA JUNIOR, João dos Reis. Limites e possibilidades de apropriação da pedagogia histórico-crítica na prática escolar. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.01, pp.51-62. ISSN 2177-6210.
O objetivo desse artigo é refletir sobre os limites e as possibilidades de realizar uma prática escolar com base na pedagogia histórico-crítica sob a égide do capital. Embora alguns obstáculos para a objetivação da pedagogia histórico-crítica já tenham sido destacados pelo seu precursor (Saviani, 1994, 2003), cremos que uma análise ontológica das possibilidades de apropriação da pedagogia histórico-crítica faz-se necessária para identificarmos no ser social, professor, a sua capacidade de pensar contra o seu pensamento e com isso elaborar uma teleologia educacional condizente com uma prática educativa emancipatória. Isso significa objetivar uma prática escolar que tenha como teleologia uma educação contra o capital.
Palavras-chave : Pedagogia Histórico- Crítica; Prática Escolar; Ontologia do Ser Social.