SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Limites e possibilidades de apropriação da pedagogia histórico-crítica na prática escolarA voz dos alunos na sala de aula: a prática da oratória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MARTINS, Ernesto Candeias. Rompendo fronteiras: a escola aberta às parcerias e à territorialização educativa. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.01, pp.63-75. ISSN 2177-6210.

O estudo, de âmbito teórico e no contexto português, aponta para a importância das relações entre a escola, a comunidade e a autarquia (parcerias e partenariado), como vetor do desenvolvimento e da inovação. Para isso, deve-se partir da construção real de práticas de cooperação entre as comunidades locais e as instituições sociais e educativas, numa partilha de iniciativas e de projetos comuns com a escola (projeto educativo). A constituição de comunidades territoriais de educação é uma forma de desenvolver os valores e manter as tradições, o património ambiental, cultural e artístico, a promoção dos recursos e das sinergias, com o objetivo de um desenvolvimento em rede, de uma cidadania europeia e para o intercâmbio de proximidade. O autor estruturou o estudo em quatro pontos. No primeiro aborda as parcerias entre a escola e a comunidade local, destacando o significado de parceria e o papel do partenariado na realidade educativa portuguesa. No segundo ponto explica-se a relação interativa entre parceria, participação e poder local. No terceiro ponto analisam- se as lógicas e as dinâmicas de parceria “educação - escola” e, no último ponto a parceria “escola - autarquia”, de modo a promover a participação dos atores educativos, da escola e da comunidade.

Palavras-chave : Política Educativa; Escola; Autonomia Escolar; Comunidade Educativa; Territorização; Parceria; Partenariado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )