SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número01Rompendo fronteiras: a escola aberta às parcerias e à territorialização educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BERGMANN, Leila Mury. A voz dos alunos na sala de aula: a prática da oratória. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.01, pp.76-83. ISSN 2177-6210.

Este trabalho é uma síntese de Dissertação de Mestrado e está relacionado a uma proposta para se trabalhar com a oralidade formal em sala de aula. Tal proposta, denominada “aula de Oratória”, envolve a oportunização de um espaço nas aulas de Português onde os alunos apresentam, uma vez por semana, diante da turma, um tema (livre). A partir da minha experiência profissional durante anos desenvolvendo essas aulas com alunos do Ensino Fundamental, no decorrer do Mestrado, investiguei alunos de 5ª série, que realizaram “aulas de Oratória”. As “aulas” foram analisadas a partir da Análise da Conversação (Marcuschi, 1991). Constatou-se um desenvolvimento crescente, pois a cada exposição os alunos apresentavam maior desenvoltura e um cuidado maior com o seu discurso oral. Percebeu-se ainda que a escola utiliza e cobra dos estudantes a variante-padrão (linguística) socialmente prestigiada, embora não crie condições para que eles vivenciem a própria formalização da linguagem oral. O ato de discursar/falar em público para outros se constitui num desafio que poderá ser vencido se houver condições de possibilidade para que se operacionalize esta prática, porquanto raras são as situações reais de uso da linguagem oral formal por parte dos alunos fora do ambiente escolar.

Palavras-chave : Ensino e Aprendizagem; Oralidade; Língua Portuguesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )