SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue02Identidades-en-acción: sobre la fragilidad del discurso y la identidad en el aula de matemáticasContextos da formação do educador social no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

NAIFF, Luciene A. M.. Indisciplina e violência na escola: reflexões no (do) cotidiano. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.02, pp.110-116. ISSN 2177-6210.

A sociedade moderna funda o poder disciplinar que organiza o funcionamento social em prol da produção de um sujeito homogeneizado e adaptado. O chamado sujeito da moral emerge desse contexto como o cidadão idealizado pelos padrões sociais. A escola é um importante difusor dessa lógica e produz, na sua interioridade, uma classificação dos sujeitos quanto à aptidão para desempenharem sua função na sociedade. Comportamentos indisciplinados e violentos são considerados disruptores e são punidos com o rebaixamento daqueles que dele se servirem, usando- se, nesse sentido, não mais a violência, mas a exclusão. A indisciplina precisa ser vista como um movimento de crítica e questionamento à ordem estabelecida, fato que deve gerar reflexão, em vez de provocar, na escola, o silenciamento. Dessa experiência, a escola pode construir caminhos de diálogos e de participação coletiva e ampliar as leituras possíveis, de modo a favorecer o agenciamento de desejos.

Keywords : Indisciplina; Violência; Escola; Exclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )