SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Identidades-en-acción: sobre la fragilidad del discurso y la identidad en el aula de matemáticasContextos da formação do educador social no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

NAIFF, Luciene A. M.. Indisciplina e violência na escola: reflexões no (do) cotidiano. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.02, pp.110-116. ISSN 2177-6210.

A sociedade moderna funda o poder disciplinar que organiza o funcionamento social em prol da produção de um sujeito homogeneizado e adaptado. O chamado sujeito da moral emerge desse contexto como o cidadão idealizado pelos padrões sociais. A escola é um importante difusor dessa lógica e produz, na sua interioridade, uma classificação dos sujeitos quanto à aptidão para desempenharem sua função na sociedade. Comportamentos indisciplinados e violentos são considerados disruptores e são punidos com o rebaixamento daqueles que dele se servirem, usando- se, nesse sentido, não mais a violência, mas a exclusão. A indisciplina precisa ser vista como um movimento de crítica e questionamento à ordem estabelecida, fato que deve gerar reflexão, em vez de provocar, na escola, o silenciamento. Dessa experiência, a escola pode construir caminhos de diálogos e de participação coletiva e ampliar as leituras possíveis, de modo a favorecer o agenciamento de desejos.

Palavras-chave : Indisciplina; Violência; Escola; Exclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )