SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Indisciplina e violência na escola: reflexões no (do) cotidianoEducação não escolar, universidades e educação popular: horizonte de novos desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

UJIIE, Nájela Tavares; NATALI, Paula Marçal  y  MACHADO, Érico Ribas. Contextos da formação do educador social no Brasil. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.02, pp.117-124. ISSN 2177-6210.

A educação é um processo que ocorre em diversos espaços da sociedade. Um desses espaços, em ampla expansão na atualidade, é o da educação social, fato que justifica a necessidade de uma reflexão sobre o assunto. Neste artigo, elaboramos alguns apontamentos sobre os contextos de formação do educador social no Brasil. Para isso, abordamos a atuação do educador social em dois espaços educativos específicos: nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nas Instituições de Contra turno Social. Compreendemos como fatores fundamentais para a práxis pedagógica do educador social: a dialogicidade, a reflexão e o permanente processo de estudo e de formação, todos aliados ao compromisso político com a infância e a adolescência.

Palabras clave : Educação; Educação Social; Formação; Educador Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )