SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Contextos da formação do educador social no BrasilEducação popular: uma história, um que- fazer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MOURA, Eliana P.G.  e  ZUCCHETTI, Dinora Tereza. Educação não escolar, universidades e educação popular: horizonte de novos desafios. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.02, pp.125-134. ISSN 2177-6210.

Este artigo aborda as práticas de educação não escolar que se desenvolveram à margem de espaços formais de produção do conhecimento e por meio de uma formação em serviço que, em geral, desprovida de um processo de reflexão coletivamente sistematizado, incorpora um sentido ligado ao plano mecânico da tarefa. Contudo, a educação não escolar vem ganhando visibilidade e, de forma crescente, nos últimos anos, temos visto movimentos de aproximação entre as universidades e as experiências que extrapolam a educação escolar e que se ocupam de um amplo espectro de práticas - as intervenções socioeducativas - que acontecem no interior dos movimentos sociais, nas organizações não governamentais, nos grupos de produção associada, entre outros. Entre essas práticas e o ensino superior, a formação em serviço ainda se constitui no modelo privilegiado de formação de educadores, com seus limites e possibilidades. Neste artigo, nos aproximamos desse cenário, contando com a mediação da pesquisa, a fim de contribuir para uma discussão que tensiona as aproximações entre Educação Não Escolar e Educação Popular.

Palavras-chave : Educação Não Escolar; Educação Popular; Formação Acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )