SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Educação não escolar, universidades e educação popular: horizonte de novos desafiosAnotações sobre o pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da obra América Latina: males de origem (1905) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

VASCONCELOS, Valéria Oliveira de  e  OLIVEIRA, Maria Waldenez de. Educação popular: uma história, um que- fazer. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.02, pp.135-146. ISSN 2177-6210.

O presente artigo tem como objetivo apresentar o histórico da Educação Popular na América Latina (décadas de 60 à 90 do século XX), por meio de seus principais marcos, e de seu processo de conformação no panorama brasileiro. Visa também apresentar um que- fazer dessa Educação, permeado pelo diálogo e pela construção conjunta de saberes. Abordam-se alguns pontos relevantes na construção de conhecimentos e nas práticas de Educação Popular, buscando colaborar para sua precisão conceitual e delineamento metodológico. Para tanto, são discutidos temas como: a transformação social, a autonomia e o compartilhamento de saberes, a formação de educadores, desde os processos metodológicos e a tematização dos problemas, o papel do educador, assim como as estratégias de ação, reflexão e avaliação. Pretendemos, com este estudo, contribuir para o aprofundamento de estudos na área de educação em geral, atentando principalmente para a urgência de iniciativas, escolares ou não, que visem a fortalecer os mais diferentes processos de humanização.

Palavras-chave : Educação Popular; Diálogo; Autonomia; Transformação Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )