SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Educação popular: uma história, um que- fazerPolítica educacional e representações de justiça, êxito e fracasso na escola: o exame do periódico Ideias (l988-2004) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SUASSUNA, Daniella de Souza Barbosa  e  MACHADO, Charliton José dos Santos. Anotações sobre o pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da obra América Latina: males de origem (1905). Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.02, pp.147-151. ISSN 2177-6210.

Este artigo focaliza o pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da apreciação de sua clássica obra América Latina: males de origem (1993 ‘1905’), e do levantamento sobre suas contribuições para o pensamento social brasileiro. O autor foi considerado um intelectual dissidente, devido ao seu contradiscurso que recusa o racismo científico como explicação para o atraso econômico, social, político e moral existente no início do século XX, nas repúblicas latino- americanas. Manoel Bomfim, à luz de sua teoria do parasitismo social, reescreve o debate sobre o atraso latino-americano em outro campo, o da análise histórica da colonização ibérica, considerando a defesa da educação como meio para a emancipação dos povos e para a construção de uma sociedade mais democrática.

Palavras-chave : Educação Brasileira; Manoel Bomfim; Pensamento Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )