SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número02Anotações sobre o pensamento educacional de Manoel Bomfim a partir da obra América Latina: males de origem (1905)Contribuições do ensino de ciências para o desenvolvimento moral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MORAES, Dislane Zerbinatti; SOUZA, Elizeu Clementino de  e  AMPARO, Patrícia Aparecida do. Política educacional e representações de justiça, êxito e fracasso na escola: o exame do periódico Ideias (l988-2004). Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.02, pp.152-161. ISSN 2177-6210.

O texto analisa o ciclo de vida, as práticas discursivas e os conteúdos da Série Ideias, periódico educacional publicado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). A maioria dos números foi publicada entre 1988 (Nova Constituição) e 1996 (aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Entendemos que as medidas tomadas pelo Estado Brasileiro, assegurando a universalização do acesso e a ampliação da escolarização obrigatória, produziram, além de um corpo de leis e instruções oficiais, processos de socialização e construção de identidades, os quais viabilizaram modos de gestão e controle de mudanças das políticas educacionais. Nesse sentido, buscamos uma fonte histórica capaz de indicar as tensões, acomodações e resistências dos atores sociais e de reconstruir as questões educacionais no momento mesmo em que estavam se formando e sendo discutidas. Adotamos os termos discursos pedagógicos intermediários, espécie de literatura cinzenta, indeterminada, os quais são postos em circulação por meio de apostilas e cadernos de formação continuada, coleções de leituras para professores, textos técnicos e uma gama de publicações de origem oficial, mas distintos do texto legal, para apreender representações sobre a profissão, a escola, a teoria e a prática pedagógica modeladas pelas ideias de justiça, êxito e fracasso na escola, tomadas como ideias móveis e sensíveis ao movimento dos campos político, científico e educacional.

Palavras-chave : Justiça; Êxito e Fracasso na Escola; Discursos Pedagógicos Intermediários; Representações da Profissão Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )