SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03De olho no conhecimento “encarnado” sobre trabalho associado e autogestão índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

FRANZOI, Naira Lisboa. O conhecimento informal dos trabalhadores no chão de fábrica. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.03, pp.189-200. ISSN 2177-6210.

Este artigo retoma resultados de pesquisa realizada por Franzoi (1991), que se inscreve na forte tendência da década de 1980, que unia teóricos em torno do mundo do trabalho, em especial na educação. Nesta perspectiva, o estudo aborda o saber dos trabalhadores - entendido como aquele que se desenvolve no chão de fábrica, no ato da produção - a partir de uma pesquisa feita em uma empresa do ramo metal- mecânico, do Rio Grande do Sul, que introduzia o Modelo Japonês de gestão do trabalho. O objetivo da referida pesquisa foi investigar como tal Modelo lidava com o saber dos trabalhadores, enfatizando que é impossível uma separação total entre concepção e execução e que os trabalhadores, por estarem em contato com o processo produtivo, detêm um conhecimento que é só seu.

Palabras clave : Trabalho e Educação; Saberes dos Trabalhadores; Saber Informal; Modelo Japonês.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )