SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03O conhecimento informal dos trabalhadores no chão de fábricaDe artesanos a trabajadores: dos estudios sobre la regulación de los saberes del trabajo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

FISCHER, Maria Clara Bueno  e  TIRIBA, Lia. De olho no conhecimento “encarnado” sobre trabalho associado e autogestão. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.03, pp.201-210. ISSN 2177-6210.

Compreendemos que, ao focalizar as múltiplas dimensões do diversificado mundo do trabalho, o campo de estudos e pesquisas sobre Trabalho e Educação contribui para tornar mais transparente a unidade do real. Nesse horizonte, trazemos à superfície situações em que, premidos pela ameaça de desemprego, os trabalhadores e trabalhadoras - como sujeitos coletivos e singulares - buscam assegurar, de forma associada e autogestionária, o seu estar no mundo. Problematizamos o conceito de saberes do trabalho associado, indicando a necessidade de identificar com maior precisão os atributos desse trabalho que chamamos de “trabalho associado”. Considerando que, historicamente, essas experiências de trabalho se configuram no contexto de determinadas relações sociais de produção, indicamos algumas contribuições teórico-práticas da Ergologia quanto à análise do trabalho como atividade humana permeada de “dramáticas de uso de si”. Para finalizar, reivindicamos um “movimento reflexivo encarnado” sobre os saberes do trabalho associado, tecidos na atividade viva do trabalho, nos fóruns de trabalhadores e nos debates políticos e teórico-conceituais.

Palavras-chave : Trabalho e Educação; Saberes do Trabalho Associado; Produção e Legitimação de Saberes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )