SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03De artesanos a trabajadores: dos estudios sobre la regulación de los saberes del trabajoLições de pedra: das minas de saberes e valores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

CAVACO, Carmen. Experiência e formação experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.03, pp.220-227. ISSN 2177-6210.

Este artigo tem por objetivo sistematizar e analisar possíveis respostas a indagações relacionadas à experiência e à formação experiencial. A síntese e a análise desenvolvidas são orientadas por quatro questões. O que é a experiência? A experiência é formativa? Como se processa a formação experiencial? Que dificuldades estão inerentes ao estudo dos adquiridos experienciais? A emergência de políticas e práticas fundamentadas na valorização da experiência e no reconhecimento dos adquiridos experienciais contribuíram para que a questão da experiência surgisse no domínio público, registando-se uma tendência de naturalização que, progressivamente, dificulta a análise crítica destas novas práticas sociais. A investigação neste domínio revela-se imprescindível para a compreensão dos processos de formação experiencial e para consolidação de práticas de reconhecimento de adquiridos, mas também é marcada pela complexidade e especificidade do objeto de estudo.

Palavras-chave : Experiência; Formação Experiencial; Estudo da Experiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )