SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Lições de pedra: das minas de saberes e valoresAs implicações da pesquisa como espaço formativo para compreender a prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

TEIXEIRA, Marlene  e  CABRAL, Éderson de Oliveira. Linguística da enunciação e ergologia: um diálogo possível. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.03, pp.236-245. ISSN 2177-6210.

Este texto propõe que a perspectiva enunciativa de estudo da linguagem de Émile Benveniste apresenta pontos de contato com a ergologia (Schwartz, 2000), podendo com ela dialogar em investigações sobre a atividade de trabalho. A ergologia interessa-se pelo trabalho como atividade efetivamente realizada por sujeitos, entendendo o termo “atividade” como uma dialética entre duas dimensões da atividade humana que estão ligadas no trabalho: o dizer e o fazer. A linguística da enunciação interessa-se pelo ato de tomada da palavra, entendendo que a língua fornece um sistema formal de base (um conjunto de normas) que o falante, quando a utiliza, arranja num estilo particular (renormaliza). Ambos os saberes não se detêm em observar somente regularidades, mas, particularmente, focalizam os efeitos da intervenção sempre singular do sujeito no uso da linguagem/na atividade de trabalho. Uma análise de verbalizações sobre a atividade de trabalho é trazida para ilustrar as considerações teóricas.

Palavras-chave : Ergologia; Enunciação; Atividade de Trabalho; Singularidade; Norma; Renormalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )