SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Linguística da enunciação e ergologia: um diálogo possívelOs limites da democracia: quando a política (des)educa e a educação (des)politiza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

ABDALLA, Maria de Fátima Barbosa. As implicações da pesquisa como espaço formativo para compreender a prática docente. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.03, pp.246-254. ISSN 2177-6210.

Desenvolvido em três fases distintas, este estudo pretende refletir sobre as implicações da pesquisa para compreender a prática docente. A primeira fase indica como os estagiários de diferentes Licenciaturas (Pedagogia, Letras, Matemática e Geografia) puderam efetivar a formação inicial por meio de projetos de pesquisa. A segunda fase, ao investigar o percurso de professoras em um Programa de Educação Continuada/PEC, assinala até que ponto os projetos de pesquisa/ação colaboraram com a formação continuada. A terceira fase, realizada com professores formadores, destaca a pesquisa como espaço efetivo para compreender a prática docente. Conhecer as necessidades dos  estagiários e professores, considerando as implicações da pesquisa neste  processo é o objetivo que norteia essas etapas. Do ponto de vista metodológico, foi elaborado um mapeamento dos estagiários/professores, das escolas-campo e dos projetos; foram selecionados projetos que privilegiaram a pesquisa como princípio formativo; e foram coletados depoimentos sobre estes processos. Como resultados parciais, detectaram-se efeitos de (co)formação e/ou princípios de composição: a pertinência da teoria para a revisão da prática; novo significado para o pensar relacionalmente; a escuta sensível para afirmar a coerência do pesquisador e implicá-lo epistemologicamente; a teorização para engajar o pesquisador coletivo; e o fortalecimento da utonomia em relação às tomadas de posição, possibilitando ampliar as formas de poder, participação e ação na comunidade escolar.

Palabras clave : Pesquisa como espaço Formativo; Prática Docente; Princípios de Composição.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )