SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03As implicações da pesquisa como espaço formativo para compreender a prática docenteProduzir saberes entre aderência e desaderência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BAQUERO, Marcello  e  BAQUERO, Rute Vivian Ângelo. Os limites da democracia: quando a política (des)educa e a educação (des)politiza. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.03, pp.255-263. ISSN 2177-6210.

O papel do cidadão na arena política da América Latina é um dos temas que mais atenção tem recebido nos últimos anos. No entanto, o resultado dessas reflexões tem sido inversamente proporcional à real eficácia política das pessoas. Neste contexto, este artigo tem por objetivo examinar os dilemas da democracia contemporânea na América Latina, a partir de uma reflexão de natureza interdisciplinar que problematiza as relações entre educação e política e o papel que as mesmas assumem na equação da construção democrática nesta Região. A reflexão se apóia em autores da área da cultura política e da vertente crítica em educação. O artigo destaca a assimetria entre a democracia formal procedimental e a democracia na sua dimensão social e propõe o conceito de democracia inercial como uma alternativa para a compreensão do paradoxo democrático desta Região. Neste contexto, sinaliza para a importância de uma educação emancipatória como instrumento de fortalecimento democrático.

Palavras-chave : Democracia; Educação; Cidadania; América Latina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )