SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Os limites da democracia: quando a política (des)educa e a educação (des)politiza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SCHWARTZ, Yves Raymond. Produzir saberes entre aderência e desaderência. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.03, pp.264-273. ISSN 2177-6210.

Este artigo problematiza o conceito de desenvolvimento a partir de uma concepção da vida como negociação permanente entre a obrigação de viver as solicitações e coerções do presente local-espacial e normas antecedentes de diversos tipos instituídas a distância dessas aderências locais. Nesse sentido, propõe uma postura ético-epistemológica que propicie um novo regime de produção de saberes, considerando os saberes e valores produzidos no local pelos atores sociais.

Palabras clave : Desenvolvimento; Ergologia; Saberes; Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )