SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número03Os limites da democracia: quando a política (des)educa e a educação (des)politiza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SCHWARTZ, Yves Raymond. Produzir saberes entre aderência e desaderência. Educação. UNISINOS [online]. 2009, vol.13, n.03, pp.264-273. ISSN 2177-6210.

Este artigo problematiza o conceito de desenvolvimento a partir de uma concepção da vida como negociação permanente entre a obrigação de viver as solicitações e coerções do presente local-espacial e normas antecedentes de diversos tipos instituídas a distância dessas aderências locais. Nesse sentido, propõe uma postura ético-epistemológica que propicie um novo regime de produção de saberes, considerando os saberes e valores produzidos no local pelos atores sociais.

Palavras-chave : Desenvolvimento; Ergologia; Saberes; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )