SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Relações entre professores e alunos: algumas considerações sobre a indisciplineDo regime seriado para a organização em ciclos: mais do mesmo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SILVA, Monica Ribeiro da. Currículo e competências: a reforma do ensino médio e as apropriações pelas escolas. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.01, pp.17-26. ISSN 2177-6210.

Este artigo tem por objetivo investigar o modo como as proposições presentes na reforma curricular do Ensino Médio foram apropriadas pelas escolas. Assim, documentos oficiais foram estudados, em especial as Diretrizes e Parâmetros Curriculares para esse nível de ensino. As formulações principais centram-se na relação entre saberes e suas tecnologias e no currículo organizado com base em competências. Além disso, nas escolas de Ensino Médio da cidade de Curitiba (PR), realizou-se uma pesquisa para verificar quais dessas proposições foram tomadas como referências, que mudanças buscaram fazer em resposta a elas e de que forma incorporaram as proposições normativas. Partiu-se da hipótese de que o movimento de apropriação da política curricular oficial não reproduz linearmente as formulações originais. A análise das respostas evidencia distintos processos de incorporação das prescrições normativas. Esses diferentes movimentos de apropriação conferem à reforma curricular um alcance relativo.

Palabras clave : Currículo e Competências; Ensino Médio; Reforma Curricular.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )