SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01Do regime seriado para a organização em ciclos: mais do mesmoMemórias (auto)biográficas de docentes da região colonial italiana do RS: o caso de Alice Gasperin e Elvira Dendena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ANANIAS, Mauricéia. A instrução pública primária nos regulamentos provinciais da Parahyba do Norte na década de 1840: a constituição do Estado Nacional. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.01, pp.35-43. ISSN 2177-6210.

Nas pesquisas efetuadas sobre a história do Brasil Imperial, em especial na primeira metade do século XIX, encontram-se duas visões de negação das realizações sobre a instrução pública primária. Ambas remetem ao embate em que a educação era considerada uma forte aliada para a disputa política, a qual era travada pelos republicanos, em finais do século XIX, e pelos renovadores, em especial Fernando de Azevedo, a partir dos anos 1920 e 1930. Os trabalhos que tratam desse período e temática são recentes e escassos. Apesar dessas posições, vislumbram-se, a partir da década de 1980, iniciativas como parte de um processo de renovação historiográfica que buscam contradizer essa orientação. Este artigo insere-se nesse movimento. A narrativa, construída a partir da documentação, busca as iniciativas governamentais na área educacional. Para a análise, foram utilizados como documentos a legislação sobre a instrução pública, e, em especial, os regulamentos de 15 e 20 de janeiro de 1849, os quais foram cotejados, na sequência, com os relatórios dos presidentes da província do ano de 1849. A narrativa, tendo como referencial os trabalhos de E.P. Thompson, foi erigida a partir dos atores que paulatinamente constituíram a instrução pública na Paraíba. Dessa forma, a análise das ações das autoridades provinciais no campo da instrução teve como perspectiva compreender as práticas escolares que envolviam esses professores e alunos nesse incipiente nascimento da instrução pública primária institucionalizada a partir da atuação do nascente Estado Nacional.

Palavras-chave : Parahyba; Província; Instrução Pública; Legislação Educacional; Estado Nacional; Fontes Primárias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )