SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número01A instrução pública primária nos regulamentos provinciais da Parahyba do Norte na década de 1840: a constituição do Estado NacionalO feminismo e sua possibilidade de universalidade: sujeitos e lugares que se cruzam índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

LUCHESE, Terciane Ângela  e  KREUTZ, Lucio. Memórias (auto)biográficas de docentes da região colonial italiana do RS: o caso de Alice Gasperin e Elvira Dendena. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.01, pp.44-51. ISSN 2177-6210.

As professoras Alice Gasperin e Elvira Dendena nasceram, viveram e morreram na chamada Região Colonial Italiana do RS. Filhas de imigrantes italianos, foram, ao longo de suas vidas, docentes de escolas públicas rurais. Cada qual se fez professora mediante as oportunidades surgidas e, com isso, suas histórias de vida possibilitam compreender traços das culturas escolares produzidas e produtoras de sujeitos escolares. Alice Gasperin produziu memórias autobiográficas sobre a sua vida, a comunidade em que viveu, a escola em que foi educada e que também atuou como professora. Elvira Dendena produziu adaptações de textos, poesias, peças teatrais. Sua biografia foi produzida a partir de memórias de familiares, ex-alunos e ex-colegas. Desse modo, as principais fontes documentais para nosso estudo foram os escritos (autobiografia e diários) das próprias professoras, entrevistas, fotografias e outros documentos escritos (ofícios, portarias, relatórios...). Nosso objetivo foi produzir um olhar para as histórias de vida das docentes compreendendo, pelas singularidades, as complexidades vividas, o cotidiano de seus fazeres docentes, a busca pelo aprimoramento, as dificuldades, a dedicação de uma vida pela educação e o reconhecimento conquistado nas comunidades em que viveram. A análise foi construída a partir dos referenciais da História Cultural. As professoras e seus alunos (inter)mediados, numa tessitura de poderes, pelos inspetores, pelas famílias, autoridades políticas e religiosas, foram centrais na instituição das culturas escolares, de fazeres cotidianos, no processo de afirmação da escolarização pública na Região Colonial Italiana. Assim, os resultados da pesquisa contribuem para pensar a pluralidade de processos escolares e culturais no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Palavras-chave : Docentes; Biografia; Culturas Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )