SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Trabalho docente: buscando novos sentidos a partir de Habermas e MarcuseA prática docente e a ética na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

DAL RI, Neusa Maria  y  VIEITEZ, Candido Giraldez. Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o Caminho. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.02, pp.111-125. ISSN 2177-6210.

O objetivo deste trabalho é discutir a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por meio da análise dos principais elementos pedagógicos presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Construindo o Caminho. A investigação revelou que a Escola sobre a qual o Movimento detém a posse tem funcionamento e organização diferentes dos usualmente encontrados nas escolas oficiais, colocando em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores, funcionários e comunidade.

Palabras clave : Educação Democrática; Gestão; Autogestão; MST; Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )