SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Gestão democrática na escola pública: Escola Construindo o CaminhoAspectos hermenêutico-fenomenológicos do mundo da vida: releituras crítico-educativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

OLIVEIRA, Renato José de. A prática docente e a ética na escola. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.02, pp.126-133. ISSN 2177-6210.

Considerando o contexto em que a discussão ética surge na educação brasileira nos anos 90, o presente artigo situa o papel dos Parâmetros Curriculares Nacionais como meio de difundir a ética na educação escolar. Aborda, também, o debate filosófico entre as correntes fundacionistas e não fundacionistas no campo da ética, buscando mostrar, por meio dos trabalhos de Perelman e de Meyer, como é possível ultrapassar o pensamento dualista e contribuir para aprimorar as relações humanas no curso da existência social. Nesta perspectiva, mostra que, no âmbito da prática docente, é desejável trabalhar com respostas razoáveis e não com respostas taxativas que possam fomentar concepções dogmáticas, não problematizadoras, acerca da ética.

Palavras-chave : Prática Docente; Ética; Argumentação; Problematização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )