SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número02Aspectos hermenêutico-fenomenológicos do mundo da vida: releituras crítico-educativasEducação a distância no cenário do ensino superior: expansão e indicadores de qualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

FERREIRA, Sérgio André  e  CARDOSO, Eduardo Luís. A atividade de tutoria no ensino on-line: estudo de caso do ensino mediatizado recorrente nos Açores, Portugal. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.02, pp.143-149. ISSN 2177-6210.

No ano letivo 2003/2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente mediatizado via internet, nível dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Nesta investigação objetivamos compreender o modo como é exercida a tutoria e de que forma esta condiciona o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Recorremos ao estudo de caso como forma de abordar a problemática, uma vez que tratamos tal caso com profundidade, descrevendo e analisando o modo como a tutoria é exercida em múltiplas vertentes. Os resultados obtidos mostram que a falta de experiência dos professores como estudantes e tutores de e-learning, associada à incipiente formação no campo das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e do e-learning, compromete a qualidade do trabalho desenvolvido e explica a transposição de modelos do ensino presencial tradicional para um ambiente mediatizado, nomadamente nas questões metodológicas e no nível dos conteúdos.

Palavras-chave : Avaliação; E-Learning; Ensino a Distância; Educação de Adultos; Tutoria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )