SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Um ensaio sobre algumas categorias do pensamento filosófico-educacional de John LockeEntrevistando professoras: o que elas falam sobre o ensino da argumentação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BARBOSA, Claudio Luis de Alvarenga. Da ética ambiental à agroecologia: contribuições do ensino de Filosofia para a educação agrícola. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.03, pp.186-194. ISSN 2177-6210.

Este ensaio tem por objetivo discutir possíveis contribuições do ensino de Filosofia no contexto de Cursos Técnicos em Agropecuária, uma habilitação da Educação Profissional Agrícola de Ensino Médio. Frente aos problemas ambientais relacionados à produção de alimentos, hoje em dia considera-se relevante que um egresso do referido curso conheça o paradigma agroecológico. O artigo analisa como, nas aulas de Filosofia, a compreensão desse paradigma pode contribuir de maneira significativa na formação de um profissional comprometido com o equilíbrio socioambiental do planeta e os subsídios oferecidos pela ética ambiental para, em âmbito interdisciplinar, favorecer a formação do técnico em agropecuária. Argumenta-se que, se temos na agroecologia uma noção nova - frequentemente associada ao debate social sobre agricultura e desenvolvimento sustentáveis -, com um grande potencial de transformação social através das práticas agropecuárias, temos na ética ambiental um tema essencial para a constituição do paradigma agroecológico, na medida em que contribui para repensar o comportamento dominante em relação aos usos que se faz do meio ambiente.

Palavras-chave : Ensino de Filosofia; Educação Agrícola; Ética Ambiental; Agroecologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )