SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Da ética ambiental à agroecologia: contribuições do ensino de Filosofia para a educação agrícolaAs máscaras nas artes visuais: produzindo o saber de si em práticas pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

LEAL, Telma Ferraz; BRANDAO, Ana Carolina Perrusi; CORREIA, Edla Ferraz  e  GUERRA, Severina Érika. Entrevistando professoras: o que elas falam sobre o ensino da argumentação?. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.03, pp.195-204. ISSN 2177-6210.

Com base na abordagem sociointeracionista de ensino de Língua, este artigo enfoca o trabalho didático com textos da ordem do argumentar em turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Foram realizadas inicialmente 15 observações de aula de cada docente, para verificar se a argumentação era contemplada nas atividades realizadas em sala de aula. Observou-se que havia pouco trabalho didático voltado para o desenvolvimento de habilidades argumentativas. Foram, então, realizadas entrevistas para entender quais concepções sobre ensino da argumentação guiavam as práticas das docentes. A análise dos dados apontou que as professoras tinham dificuldades para: identificar que gêneros textuais seriam indicados para o desenvolvimento de habilidades argumentativas; reconhecer que habilidades argumentativas poderiam ser desenvolvidas no trabalho pedagógico; e planejar aulas diversificadas com esse foco. Apesar disso, reconheciam a importância do ensino da argumentação e tinham clareza de que os estudantes seriam capazes de desenvolver tais habilidades, se as condições didáticas fossem mais favoráveis.

Palavras-chave : Argumentação; Ensino; Produção de Texto; Leitura; Oralidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )