SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Entrevistando professoras: o que elas falam sobre o ensino da argumentação?Formação de professores e consumo: um debate necessário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ZAMPERETTI, Maristani Polidori. As máscaras nas artes visuais: produzindo o saber de si em práticas pedagógicas. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.03, pp.205-214. ISSN 2177-6210.

O artigo apresenta um recorte de um estudo resultante de uma pesquisa-ação realizada com uma turma de 7ª série de uma escola municipal da Zona Sul (RS). Embasado em aportes teóricos das áreas da Antropologia, Psicologia e História da Arte o estudo ressalta a importância das máscaras nas manifestações artísticas e culturais e seu caráter ancestral e contemporâneo, que favorecem sua utilização como formas propulsoras de aprendizagem artística. Através de uma prática de ensino com pesquisa, o estudo buscou verificar os elementos de identificação do aluno com a sua produção artística, e o que esses elementos revelavam e ocultavam através da criação de máscaras e de textos produzidos a partir destes trabalhos. Os resultados do estudo apontam que, transcendendo limites de espaço/tempo e inserindo-se em processos expressivos das subjetividades, o uso pedagógico da máscara possibilitou aos aprendizes a emergência de espaços de produção e vivências artísticas que, ampliando suas formas de expressão, produziram conhecimentos sobre si e sobre os colegas.

Palavras-chave : Artes Visuais; Máscara; Prática Pedagógica; Saber de Si.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )