SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03As máscaras nas artes visuais: produzindo o saber de si em práticas pedagógicasA produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análise de teses e dissertações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SOMMER, Luís Henrique  e  SCHMIDT, Saraí. Formação de professores e consumo: um debate necessário. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.03, pp.215-221. ISSN 2177-6210.

O artigo tem por objetivo discutir a produção de identidades sociais das crianças e jovens contemporâneos em conexão com os processos de formação de professores atuais, sobremaneira os atuantes na educação fundamental. Tomando como base teórica analistas da cultura contemporânea, sobretudo Zygmunt Bauman, o texto parte de uma discussão mais genérica sobre a cultura contemporânea marcada pela redefinição de nossos modos de vida, por conta da centralidade que diferentes artefatos tecnológicos de base microeletrônica têm ocupado em nosso cotidiano, localiza a questão do consumo nesse contexto e segue com uma brevíssima descrição etnográfica, orientada pela máxima antropológica de fazer exótico o familiar e familiar o exótico. Tal descrição etnográfica funciona como mote para levar adiante a discussão que argumenta a favor de uma revisão urgente nos currículos dos nossos cursos de formação de professores para a educação fundamental e o exercício analítico demonstra a operação de um currículo sem fronteiras, do currículo da publicidade empenhado em produzir crianças e jovens atuais, independentemente dos marcadores de classe, etnia, gênero e nacionalidade.

Palavras-chave : Educação Fundamental; Consumo; Formação de Professores; Estudos Culturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )