SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03Formação de professores e consumo: um debate necessárioUma análise da pesquisa escolar subsidiada na Pedagogia Histórico-Crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ZAIAS, Elismara  e  PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de. A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análise de teses e dissertações. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.03, pp.222-232. ISSN 2177-6210.

Este artigo tem como objetivo apresentar refl exões sobre teses e dissertações defendidas entre os anos de 2000 a 2008 no Brasil a respeito de práticas pedagógicas desenvolvidas em contextos hospitalares. O trabalho está fundamentado principalmente em autores que discutem sobre a Pedagogia Hospitalar, tais como: Fontes (2003), Matos e Mugiatti (2008), Paula (2005, 2006). Os procedimentos metodológicos utilizados foram: levantamento de teses e dissertações, categorização e análise crítica dos trabalhos. A sistematização das teses e dissertações resultou num total de 38 trabalhos. Optou-se pelo recorte e discussão da categoria “práticas pedagógicas em contexto hospitalar” em função de haver um maior número de produções sobre esta categoria e a necessidade de conhecimento mais aprofundado das ações pedagógicas desenvolvidas em ambientes hospitalares. A análise dos trabalhos apontou que há necessidade da construção de estratégias diferenciadas para se trabalhar com o aluno hospitalizado, que não se configurem somente como modelos escolarizantes de educação, tampouco atendam apenas aos objetivos lúdicos das crianças. Assim, o grande desafio descrito na maioria dos trabalhos é o de construir práticas pedagógicas diferenciadas das práticas das escolas regulares, mas que garantam a continuidade do processo educativo.

Palavras-chave : Escolas nos Hospitais; Práticas Pedagógicas; Pesquisa Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )