SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número03A produção acadêmica sobre práticas pedagógicas em espaços hospitalares: análise de teses e dissertaçõesA Escola Superior de Educação Física de Florianópolis e a ditadura militar de 1964: memórias e representações de uma história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MACIEL, Lizete Shizue Bomura  e  VIEIRA, Renata de Almeida. Uma análise da pesquisa escolar subsidiada na Pedagogia Histórico-Crítica. Educação. UNISINOS [online]. 2010, vol.14, n.03, pp.233-245. ISSN 2177-6210.

O artigo analisa uma das atividades de aprendizagem mais presentes na instituição escolar e mais solicitadas pelos professores, sobretudo nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a nominada pesquisa escolar. O estudo está fundamentado nos postulados da Pedagogia Progressista, em especial na Pedagogia Histórico-Crítica. Tem como objetivo explorar o sentido tácito de pesquisa escolar para discutir as possibilidades de seu sentido escolar histórico-crítico, explicitando conteúdo e forma. Articulado a esse referencial, inicialmente são levantados os diferentes significados de pesquisa disseminados na prática social para, em seguida, apresentar-se uma proposta escolar de pesquisa subsidiada em tal pedagogia. Conclui-se sobre a necessidade de entendimento de que a pesquisa é uma atividade humana e por isso requer trabalho e esforço intelectual para que possa contribuir para o real processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno.

Palavras-chave : Pesquisa Escolar; Ensino Fundamental; Pedagogia Histórico-Crítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )