SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Escola unitária e hegemonia: a indissociabilidade entre educação e política no pensamento de Antonio Gramsci índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

NICOLAY, Deniz Alcione. A noção de infância na Didática Magna de Comenius. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.01, pp.03-12. ISSN 2177-6210.

Este artigo discute as implicações do conceito de infância contido na Didática de Comenius. Ele não partilha de uma perspectiva histórica, mas de uma inspiração genealógica fundamentada na filosofia de Friedrich Nietzsche. Dessa forma, acompanha os princípios didáticos do pastor Morávio, com o intuito de analisar o peso valorativo que tal proposta exerceu sobre os infantis. Verifica, assim, o caráter místico-teológico desse conceito, bem como sua universalização a partir da padronização dos métodos de ensino. Procura enfatizar, ainda, o uso de imagens no processo de interiorização de uma consciência eternamente dependente e inacabada, como a do sujeito na modernidade. Por fim, constitui-se em uma tentativa de desvelar o caráter simbólico dos princípios educativos de uma obra ímpar no cenário da História da Educação e, sobretudo, da infância.

Palabras clave : Infância; Didática Magna; Comenius.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )