SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01A noção de infância na Didática Magna de ComeniusO processo de reestruturação produtiva e a reforma do ensino médio: implicações para os trabalhadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

LOUREIRO, Bráulio. Escola unitária e hegemonia: a indissociabilidade entre educação e política no pensamento de Antonio Gramsci. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.01, pp.13-21. ISSN 2177-6210.

Este artigo tem o objetivo de analisar as dimensões político-educacionais da proposta de escola unitária de Antonio Gramsci, ou seja, compreendê-la a partir da totalidade política na qual se insere: a luta de classes e a construção da hegemonia do proletariado. Polemizando com as análises que, de algum modo, despolitizam a proposta educacional de Gramsci, desvinculando-a do propósito revolucionário a que responde, acreditamos que Gramsci observa na edificação de uma escola única, de cultural geral e organicamente vinculada ao trabalho, importante instrumento para a tarefa de romper com a divisão do conhecimento imposta pela sociedade de classes. Com isso, a partir de revisão bibliográfica e análise do caderno 12, denominado “Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais”, o presente artigo identifica na escola de Gramsci elementos que indicam que a adoção do princípio unitário liga-se necessariamente à supressão da dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual e da cisão entre dirigidos e dirigentes.

Palavras-chave : Educação; Escola Unitária; Política; Hegemonia; Gramsci.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )