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Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

ZANARDINI, Isaura Monica; ROSA, Marcia Sabina  y  HOTZ, Karina Griggio. O processo de reestruturação produtiva e a reforma do ensino médio: implicações para os trabalhadores. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.01, pp.22-31. ISSN 2177-6210.

No presente artigo, apresentamos resultados de um projeto de pesquisa realizado a partir de análise bibliográfica e documental que teve como um dos seus objetivos a discussão acerca das implicações do processo de reestruturação produtiva para a formação dos trabalhadores no âmbito da reforma do Ensino Médio. A análise aqui realizada considera a articulação entre o denominado processo de reestruturação produtiva ocorrido em âmbito mundial e nacional e a reforma do Estado e da educação realizada de modo mais efetivo a partir da década de 1990 no Brasil. Para tanto, apresentamos considerações a respeito das mudanças que ocorreram no paradigma de produção implementado a partir das peculiaridades que caracterizam o país e tratamos das novas funções requeridas da Educação Básica, de modo particular, a adequação do Ensino Médio às mudanças do paradigma de produção. Com base na análise bibliográfica e documental realizada, pudemos apreender a ênfase atribuída a partir da década de 1990 à reforma do Ensino Médio e da educação profissional, que, embora estejam pautadas no pilar da associação entre educação geral e profissional, ainda reproduzem uma histórica dualidade.

Palabras clave : Reestruturação Produtiva; Reforma da Educação Básica; Ensino Médio.

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