SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01Escola unitária e hegemonia: a indissociabilidade entre educação e política no pensamento de Antonio GramsciIn/exclusão no currículo escolar: o que fazemos com os “incluídos”? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ZANARDINI, Isaura Monica; ROSA, Marcia Sabina  e  HOTZ, Karina Griggio. O processo de reestruturação produtiva e a reforma do ensino médio: implicações para os trabalhadores. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.01, pp.22-31. ISSN 2177-6210.

No presente artigo, apresentamos resultados de um projeto de pesquisa realizado a partir de análise bibliográfica e documental que teve como um dos seus objetivos a discussão acerca das implicações do processo de reestruturação produtiva para a formação dos trabalhadores no âmbito da reforma do Ensino Médio. A análise aqui realizada considera a articulação entre o denominado processo de reestruturação produtiva ocorrido em âmbito mundial e nacional e a reforma do Estado e da educação realizada de modo mais efetivo a partir da década de 1990 no Brasil. Para tanto, apresentamos considerações a respeito das mudanças que ocorreram no paradigma de produção implementado a partir das peculiaridades que caracterizam o país e tratamos das novas funções requeridas da Educação Básica, de modo particular, a adequação do Ensino Médio às mudanças do paradigma de produção. Com base na análise bibliográfica e documental realizada, pudemos apreender a ênfase atribuída a partir da década de 1990 à reforma do Ensino Médio e da educação profissional, que, embora estejam pautadas no pilar da associação entre educação geral e profissional, ainda reproduzem uma histórica dualidade.

Palavras-chave : Reestruturação Produtiva; Reforma da Educação Básica; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )