SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01In/exclusão no currículo escolar: o que fazemos com os “incluídos”?Professores orientadores de Estágio Curricular: aspectos relativos à aprendizagem e à identificação com a atividade de orientação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

LIMA, Andreza Maria de  e  MACHADO, Laêda Bezerra. O “bom aluno”: conteúdo e estrutura das representações sociais de professoras. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.01, pp.40-50. ISSN 2177-6210.

Este artigo tem como objetivo analisar e comparar o conteúdo geral e a estrutura interna das representações sociais do “bom aluno” entre professoras da rede municipal de ensino do Recife-PE. Partimos do pressuposto de que novas práticas educacionais estariam interferindo nessas representações. Participaram duzentas (200) docentes que lecionavam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A amostra foi dividida em dois subgrupos, observando a variável faixa etária. A Teoria do Núcleo Central constituiu-se como o referencial de base para o estudo. Aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras. Realizamos a análise através do quadro de quatro casas com apoio do software EVOC. Os resultados apontaram como hipóteses do sistema central de ambos os subgrupos os termos “curioso”, “questionador” e “participativo”. Tal dado reforçou nosso pressuposto inicial, já que tais elementos estão estreitamente relacionados com os discursos da literatura pedagógica e das políticas educacionais atuais. Não constatamos diferenças nas representações dos dois subgrupos.

Palavras-chave : “Bom Aluno”; Representações Sociais; Professoras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )