SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue01Professores orientadores de Estágio Curricular: aspectos relativos à aprendizagem e à identificação com a atividade de orientaçãoA imprensa e Carlos Dias Fernandes: o processo de legitimação como autor de livro didático author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ALMEIDA, Benedita de  and  GARRIDO, Elsa. As trilhas da escrita mediando aprendizagens na formação continuada de alfabetizadoras de escola do campo. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.01, pp.61-69. ISSN 2177-6210.

No Brasil, a universidade exerce importante papel na formação continuada de professores, em vista dos baixos desempenhos de estudantes, principalmente nas áreas rurais e periferias das cidades. Neste texto, discute-se o papel da escrita na formação continuada de professoras alfabetizadoras, apresentando experiência desenvolvida por pesquisa universitária com uma escola do campo do sudoeste do Paraná, Brasil. A formação foi conduzida mediante a realização de registros escritos pelas professoras e articulada à cultura dos sujeitos. Fundamentaram a experiência e sua análise a teoria enunciativa e histórico-cultural da linguagem e a concepção de escrita como atividade produtora. Tomada como instrumento e objeto de pesquisa, a escrita das professoras revelou-se mobilizadora da transformação de concepções e práticas de alfabetização, destacando-se como potencial para produzir autonomia e implicá-las na constituição de conhecimentos sobre a prática pedagógica. O estudo evidenciou a importância da escrita para a melhoria das práticas das professoras, o desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades do processo de ensino e para a compreensão dos aspectos sociais e políticos que enleiam as práticas escolares.

Keywords : Formação de Professores; Escrita; Alfabetização; Cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )