SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue01As trilhas da escrita mediando aprendizagens na formação continuada de alfabetizadoras de escola do campoEn la línea del cine y la educación. Una propuesta de análisis sobre el film “Un chien andalus” de Luis Buñuel author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

SENA, Fabiana. A imprensa e Carlos Dias Fernandes: o processo de legitimação como autor de livro didático. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.01, pp.70-78. ISSN 2177-6210.

O periódico paraibano A União, matutino, órgão oficial do estado da Paraíba, do ano de 1918, foi utilizado para a circulação de Escola Pitoresca, tornando este livro conhecido aos leitores do jornal, antes de sua publicação. Este estudo, de caráter histórico, tem como objetivo analisar a circulação do livro didático Escola Pitoresca, publicado em 1918, de autoria do escritor e jornalista paraibano Carlos Dias Fernandes, inserindo tal estudo na história do livro didático no Brasil. A obra foi publicada em 1918, no periódico matutino paraibano A União, órgão oficial do estado da Paraíba. Este trabalho utilizou como objeto e fonte o próprio livro - textos, prefácio e decreto - e o jornal paraibano A União, que testemunhou o processo de produção e de sua suposta circulação pelo Brasil. Para atingir o objetivo traçado, buscou-se na Nova História Cultural apoio para entender o processo de circulação de um objeto cultural na imprensa, possibilitando compreendê-lo em sua especificidade discursiva, além de situá-lo em seu contexto histórico. O artigo revela, também, a estratégia do autor para divulgar o seu livro e a si mesmo entre os leitores no estado da Paraíba.

Keywords : Imprensa; Livro Didático; Autor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )