SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número01As trilhas da escrita mediando aprendizagens na formação continuada de alfabetizadoras de escola do campoEn la línea del cine y la educación. Una propuesta de análisis sobre el film “Un chien andalus” de Luis Buñuel índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

SENA, Fabiana. A imprensa e Carlos Dias Fernandes: o processo de legitimação como autor de livro didático. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.01, pp.70-78. ISSN 2177-6210.

O periódico paraibano A União, matutino, órgão oficial do estado da Paraíba, do ano de 1918, foi utilizado para a circulação de Escola Pitoresca, tornando este livro conhecido aos leitores do jornal, antes de sua publicação. Este estudo, de caráter histórico, tem como objetivo analisar a circulação do livro didático Escola Pitoresca, publicado em 1918, de autoria do escritor e jornalista paraibano Carlos Dias Fernandes, inserindo tal estudo na história do livro didático no Brasil. A obra foi publicada em 1918, no periódico matutino paraibano A União, órgão oficial do estado da Paraíba. Este trabalho utilizou como objeto e fonte o próprio livro - textos, prefácio e decreto - e o jornal paraibano A União, que testemunhou o processo de produção e de sua suposta circulação pelo Brasil. Para atingir o objetivo traçado, buscou-se na Nova História Cultural apoio para entender o processo de circulação de um objeto cultural na imprensa, possibilitando compreendê-lo em sua especificidade discursiva, além de situá-lo em seu contexto histórico. O artigo revela, também, a estratégia do autor para divulgar o seu livro e a si mesmo entre os leitores no estado da Paraíba.

Palavras-chave : Imprensa; Livro Didático; Autor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )