SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Prometeu acorrentado: uma proposta esquiliana de formação para o homem clássico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

CAMPOS, Névio de. Lugar da história da educação na formação do professor/pedagogo. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.02, pp.95-104. ISSN 2177-6210.

O presente artigo objetiva discutir o papel da História da Educação na formação do professor/pedagogo, enfatizando o lugar dessa área no campo de pesquisa da Educação, a sua identidade no corpo disciplinar do curso de Pedagogia e delineamentos de alguns elementos para o seu ensino nessa graduação. No plano metodológico, apoia-se na Historiografia e Historiografia da Educação, bem como no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia (PPCP) e nos Planos de Ensino (PE) das disciplinas de História da Educação e História da Educação Brasileira da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (UEPG). No plano teórico, dialoga com o conceito de campo de Bourdieu, o que permite indicar algumas características gerais do campo de pesquisa da História da Educação e do seu escopo disciplinar nos cursos de formação do professor/pedagogo no Brasil, bem como algumas tendências do ensino de História da Educação no curso de Pedagogia da UEPG, sem esquecer o processo de constituição dessa área disciplinar e desse campo de pesquisa nos espaços acadêmicos da sociedade brasileira.

Palabras clave : Pedagogia; Formação de Professor; História da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )