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Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

COSTA, Jean Carlo de Carvalho. Um pensador do Brasil na primeira república: uma análise das interfaces entre Estado, raça e educação em Oliveira Vianna. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.02, pp.115-123. ISSN 2177-6210.

O objetivo deste ensaio é argumentar em torno da importância que, nos dias de hoje, é atribuída à “redescoberta” do nacional no pensamento social contemporâneo. Esse processo de atribuição de importância ao nacional tem ocorrido em esfera mundial e tem afetado a produção local. Na esteira desse processo de busca de “auto entendimento” é possível identificar como “alvo” autores relevantes em sua época, marginalizados a posteriori e hoje centrais para entender o processo de construção do nacional e do papel da educação nessa configuração. Na esfera local, um dos principais intelectuais é Oliveira Vianna. A orientação central do artigo é compreender a natureza de alguns dos elementos constituintes da compreensão do nacional e da educação nesse autor, que, por vezes, é associado ao pensamento autoritário brasileiro. A partir de categorias analíticas por ele introduzidas, “clã” e “insolidarismo”, argumenta-se em torno da contemporaneidade de sua crítica ao Estado e o papel derivado daí relativo à educação.

Palabras clave : Itinerários Intelectuais; Primeira República; Formação Nacional; Educação.

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