SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Um pensador do Brasil na primeira república: uma análise das interfaces entre Estado, raça e educação em Oliveira ViannaReprodução social e resistência política na escola capitalista: um retorno às teorias reprodutivistas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

RODRIGUES, Marilda Merência. Um “novo humanismo” na educação: significados e implicações. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.02, pp.124-132. ISSN 2177-6210.

O artigo desenvolve uma reflexão sobre as características e referenciais do “novo humanismo” anunciado como imperativo para o modelo de educação a desenvolver-se no século XXI. Discute o sentido, as apropriações e ressignificações do humanismo no bojo de influentes publicações internacionais na área da Educação, vinculadas especialmente à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Conclui que o apelo ao “novo humanismo” vincula-se a dois elementos convergentes, à necessidade de reelaboração dos sistemas educativos e à construção de um “novo homem”, tomados como estratégias de enfrentamento às ameaças de “desequilíbrio do corpo social” e adaptação a um destino histórico decretado como inexorável.

Palavras-chave : Novo Humanismo; Humanismo; UNESCO.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )