SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02Reprodução social e resistência política na escola capitalista: um retorno às teorias reprodutivistasInovação e educação superior: rupturas e continuidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

MASSUCATO, Jaqueline Cristina  y  AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. O papel do professor da educação infantil e as contribuições da psicologia histórico-cultural. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.02, pp.142-148. ISSN 2177-6210.

O presente artigo tem por objetivo evidenciar a importância do papel do professor de Educação Infantil, ressaltando a necessidade de lutar por sua valorização profissional e social. Sendo de natureza bibliográfica, tem como referencial teórico a Psicologia Histórico- Cultural, por se mostrar fecunda para repensarmos esse papel de mediador do conhecimento e das condições sociais objetivas nas quais ele se torna possível. Além disso, evidencia-se a necessidade de formação específica para atuar na Educação Infantil, pois ser professor é antes de tudo uma profissão que visa à formação humana, abrangendo a necessidade de formação técnica e alicerçada em conhecimentos científicos, éticos, políticos e filosóficos. Assim, a imagem que o professor tem sobre a profissão poderá influenciar a reconstrução de sua identidade como alguém muito importante, cuja atividade profissional é de relevância na vida da sociedade. Na parte final do artigo, discute-se o papel das escolas de Educação Infantil como instituições educativas fundamentais para a mediação da cultura, dos conhecimentos científicos, das artes e da possibilidade de humanização dos sujeitos.

Palabras clave : Psicologia Histórico-Cultural; Educação Infantil; Identidade Docente; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )