SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número02A escola em cena: jogos dramáticos nas aulas de teatroPontes que se estabelecem em educação sexual: um diálogo sobre formação continuada e práticas pedagógicas de professores e professoras no Brasil e em Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SOUZA, Iara Tapia de. Singularidade na atividade de trabalho e na relação com o saber: desafios para a educação do trabalhador. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.02, pp.168-168. ISSN 2177-6210.

O trabalho teve como objetivo analisar e compreender a singularidade do trabalhador em atividade de trabalho. A coleta de dados foi realizada em uma indústria do segmento automotivo, junto a trabalhadores que ocupam o cargo de montador de produção. O referencial teórico foi sustentado por dois pilares: por Yves Schwartz e Bernard Charlot. A partir do aporte teórico, juntamente com os dados coletados, foi possível compreender que o trabalho representa um objeto duplo para os trabalhadores. Por um lado, há o objetivo de atender às necessidades de independência financeira e de estar inserido socialmente. Por outro, o trabalho atendeu estes trabalhadores como objeto de desejo. Nas situações de trabalho, foi possível identificá-los investindo emocionalmente, se movimentando, se mobilizando para atender além do que havia sido prescrito pela empresa. Pode-se inferir que tal mobilização tenha ocorrido a partir da relação que constituíram com seus familiares, e com a sociedade, como também pela noção de classe: ser metalúrgico. Ao se colocar uma lupa na singularidade do trabalhador, emerge um grande desafio que é considerar as consequências para a formação do trabalhador da singularidade presente na sua atividade de trabalho e na sua relação com o saber.

Palabras clave : Singularidade; Trabalho Prescrito e Trabalho Real; Usos de Si; Relação com o Saber.

        · texto en Portugués