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Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SANTOS, Vera Márcia Marques. Pontes que se estabelecem em educação sexual: um diálogo sobre formação continuada e práticas pedagógicas de professores e professoras no Brasil e em Portugal. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.02, pp.168-169. ISSN 2177-6210.

O objeto de estudo desta investigação foi a formação continuada de professoras educadoras sexuais e teve como objetivos: compreender o percurso formativo de professoras brasileiras e portuguesas no envolvimento com as temáticas sexualidade e educação sexual, analisando concepções e saberes docentes destas professoras acerca das manifestações sexuais nos segmentos educacionais em que atuam. A pesquisa de ancorou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, realizada com quatorze professoras. Foram utilizados três instrumentos para a coleta de dados: Grupo Dialogal e entrevistas semi-estruturadas com as professoras formadoras, cujos textos serviram de apoio teórico para as reflexões suscitadas. Partiu-se da tese de que os saberes que tem referenciado as práticas pedagógicas de professores e professoras tem sido a sua própria sensibilidade e intuição e muito pouco tem vindo das instituições formadoras, embora a formação continuada apresente-se como uma potente alternativa possibilitadora da qualificação da prática docente. Entre as referências teóricas encontram-se Nóvoa (1995, 2000, 2002, 2005), Freire (1974, 1978, 1980, 1982, 1985, 1987, 1992, 1996, 1997, 2001, 2006, 2006b, 2009), Pimenta (1999, 2002), Tardif (2007), Garcia (2000), Figueiró (1996, 2006, 2007, 2009, 2009b), Streck; Redin e Zitkoski (2008), Arroyo (2002; 2004; 2008), Melo e Pocovi (2002), Nunes (1996, 1997, 2006) e Ribeiro (1990, 2004). A análise dos dados deu-se a partir da análise de conteúdo, apoiada em Laurence Bardin (2000). Concluiu-se: que a formação docente não pode ser pensada como uma tarefa isolada, desvinculada da realidade em que atuam estas professoras; que os cursos de formação precisam ser mais do que o lugar de aquisição de técnicas e de conhecimento, e ainda, que a aprendizagem profissional da docência está relacionada com as vivências e as experiências que constituem as professoras como sujeitos de sua história.

Palabras clave : Formação de Professoras; Sexualidade e Educação Sexual; Saberes e Práticas Pedagógicas; Formação Continuada; Educação Sexual Emancipatória.

        · texto en Portugués