SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Tempos e infâncias entrelaçados no cotidiano escolarQuando o educador quer saber o que é aprendizagem: um olhar sobre a tarefa da escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BERGMANN, Leila Mury. Quem está olhando as crianças na escola?. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.181-187. ISSN 2177-6210.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como foco o tema da vigilância como forma de controle de sujeitos sociais. Com base em material empírico composto por trechos transcritos de entrevistas informais realizadas com pais, professoras e diretoras de escolas da rede particular de ensino de educação infantil de Porto Alegre (RS), o estudo analisou as diferentes opiniões de atores sociais envolvidos na discussão desse procedimento: o controle sobre a individualidade de cada um. O suporte teórico da pesquisa encontra-se principalmente nos estudos de Zygmunt Bauman e Manuel Castells, assim como nas contribuições de Jurandir Freire Costa sobre ética e valores. Seu objetivo geral consistiu em compreender o avanço das mudanças tecnológicas no atual cenário de múltiplos desordenamentos em nossa sociedade neste início de século, o qual abre espaço para que se recorra à utilização desse tipo de sensor nas escolas, particularmente naquelas direcionadas ao público infantil. O estudo mostrou que o referido procedimento é fonte de grandes controvérsias.

Palavras-chave : Educação Infantil; Câmeras de Vídeo; Escolas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )