SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Quem está olhando as crianças na escola?Práticas de escolarização: história e memória do ensino rural na região nordeste do Rio Grande do Sul (1910-1940) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

TOGNETTA, Luciene Regina Paulino; OLIVEIRA, Karina  y  KIKUCHI, Paula Aparecida. Quando o educador quer saber o que é aprendizagem: um olhar sobre a tarefa da escola. Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.188-195. ISSN 2177-6210.

O artigo apresenta resultados de um estudo empírico, de caráter descritivo, que teve como objetivo investigar o julgamento de alunos sobre o significado de “aprendizagem” e as condições necessárias para que se possa aprender no ambiente escolar. Tem como apoio teórico obras de autores que se debruçaram sobre o fenômeno da aprendizagem - especialmente Jean Piaget e aqueles que o seguiram no tema da “construção” do conhecimento. A partir dos resultados obtidos em pontuais investigações realizadas com alunos da rede pública e particular de ensino da região metropolitana de Campinas, discute-se as seguintes questões: do que depende a aprendizagem? Quando o aluno aprende? Quando o aluno não aprende? Como resultado das discussões teóricas e das interlocuções junto à realidade escolar, foi possível reconhecer a contribuição significativamente positiva que a criação de um ambiente cooperativo pode trazer para o processo de aprendizagem. Tais discussões ainda puderam ressaltar a importância de que o educador seja capaz de ouvir a voz do estudante para que o processo de ensino-aprendizagem lhes seja significativo.

Palabras clave : Aprendizagem; Desenvolvimento; Construtivismo; Ambiente Cooperativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )