SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número03Quando o educador quer saber o que é aprendizagem: um olhar sobre a tarefa da escolaO papel da interdisciplinaridade e a formação do professor: aspectos histórico-filosóficos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Práticas de escolarização: história e memória do ensino rural na região nordeste do Rio Grande do Sul (1910-1940). Educação. UNISINOS [online]. 2011, vol.15, n.03, pp.196-205. ISSN 2177-6210.

O presente trabalho discute práticas diferenciadas da educação rural em duas regiões no nordeste do Rio Grande do Sul: a Região Colonial Italiana (RCI) e a Região dos Campos de Cima da Serra (RCCS), ambas localizadas no nordeste do Estado, mas que, no mesmo período, apresentaram diferenças marcantes em suas práticas de ensino. Com o objetivo de reconstruir um fragmento da História da Educação Rural no Rio Grande do Sul entre as décadas de 1910 a 1940, a pesquisa utiliza a História Oral como metodologia e de dois acervos de memória, onde os depoimentos de diferentes sujeitos, alunos e professores da zona rural, narram estratégias adotadas no meio rural para dar conta dos processos de escolarização. Quando se comparam as duas regiões, na RCCS as práticas observadas, durante a pesquisa, dizem respeito, em grande medida, à forma de escolarização que se denominou “Aulas com professores em casa”. No caso da RCI, mesmo sendo o ensino público precário e deficiente, é através da implantação das chamadas escolas comunitárias que a escolarização acontece.

Palabras clave : Práticas de Escolarização; Ensino Rural; História; Memória.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )